RESILIÊNCIA – O PODER DE RECUPERAÇÃO

RESILIÊNCIA – O PODER DE RECUPERAÇÃO

A capacidade que alguns materiais têm de absorver impactos e retornar à forma original, como por exemplo, o aço. Uma liga metálica, forte como o ferro e maleável como o ouro, é considerado resiliente para os físicos.


Já a psicologia, começou a usar o termo ‘resiliência humana’ para descrever pessoas com capacidades de enfrentar problemas, aprender com as derrotas e crescer emocionalmente. Isso, cerca de 30 anos atrás, numa época em que você tinha que estudar, adquirir graduação num curso superior, ter um bom emprego e progredir na carreira até a aposentadoria na mesma empresa.


Hoje com um cenário totalmente diferente, a média de tempo em um mesmo trabalho é de apenas 3 anos. Considerando uma vida profissional de aproximadamente 35 anos, significa que você terá 10 ou mais empregos diferentes, em toda sua trajetória!


Ser resiliente, não é ser invencível, inabalável ou não ter problemas na vida, como muita gente confunde. Mas sim, suportar a pressão e ter flexibilidade para se adaptar a mudanças. A realidade, é que as pessoas resilientes, são as que mais ‘apanharam da vida’ e o que as diferencia, é não desistir e se lamentar ao ponto de ser interrompidas por essas derrotas.


Por isso, uma das principais habilidades que você deve adquirir nos dias de hoje, é a capacidade de se adaptar a mudanças, ‘juntar os cacos’ e seguir adiante. Sim, é possível treinar sua resiliência e desenvolve-la em qualquer fase de sua vida. A palavra-chave é adaptação.


“As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças” - Academia de Ciências da Califórnia


E você se considera uma pessoa pouco ou muito resiliente? No próximo conteudo, vamos aprofundar mais neste assunto, fique ligado!

Gostou? compartilhe!