O QUE A METODOLOGIA LEAN PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO?

O QUE A METODOLOGIA LEAN PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO?

Você nunca ouviu falar na metodologia Lean, mas se interessou pelo fato dela poder melhorar a produtividade da sua empresa? A palavra “lean” é traduzida para o português como “enxuta”. Esse conceito está fortemente relacionado com a capacidade da sua empresa de produzir com qualidade. Você sabe por quê? Muitas vezes, o motivo de um negócio parar de crescer e não dar mais certo, não é estagnar na conquista de clientes, mas desperdiçar os recursos que possui. Por isso, o tamanho de uma empresa não está necessariamente ligado a um lucro maior.


Agora que entendeu melhor a importância de possuir um negócio enxuto, a seguir saiba todos os detalhes de como melhorar sua performance a partir desse método:


O que é a metodologia Lean?

Esse conceito surgiu primeiramente no Japão nos anos 80, com a aplicação do termo “lean manufacturing” uma forma com que os japoneses encontraram para fabricar carros de forma mais produtiva. Porém, ele só se popularizou 10 anos depois, por causa do lançamento do livro “A Máquina Que Mudou o Mundo”, de James Womack, que trouxe um estudo detalhado de como eles conseguiram desenvolver e aplicar esse modo de produção com vigor.


Em 2011, esse conceito se expandiu para a cultura empreendedora do Vale do Silício, e depois para o mundo, a partir da publicação de Eric Ries, o livro “Lean Startup” ou “Startup Enxuta” em português.


A obra trouxe uma nova e mais ampla aplicação para o modo de realizar dos nipônicos. A ideia central de Ries foi mostrar como gerir uma startup de qualquer segmento com agilidade.

De que modo o Lean pode melhorar a produtividade da sua empresa?


Existem muitos benefícios que podem ser aproveitados com a aplicação dessa técnica. Separamos 4 deles para você começar a pensar melhor sobre. Confira:


1. Alinhamento dos valores

Para que a metodologia lean funcione da melhor maneira, é preciso que haja um alinhamento entre as estratégias principais da empresa e os testes de modelagem realizados nos processos de cada setor. Desta forma, todos os direcionamentos da equipe e dos segmentos devem estar conectados com o foco de seu negócio. Isso garante a criação de valor real na estratégia da organização. A melhor forma de fazer isso, é estabelecendo uma rotina de análise do andamento dos desenvolvimentos, a partir de métricas e KPIs bem definidos. Isso é facilmente adquirido ao implementar a metodologia lean.


2. Gestão de processos

A aplicação da metodologia lean significa buscar a melhor solução na maneira em que sua empresa entrega o valor para o cliente. Ou seja, o consumidor mais satisfeito indicará o melhor processo de fazer as coisas. No início, aplicar essa técnica pode oferecer uma determinada resistência da sua equipe. Trata-se na verdade de uma mudança geral de mindset. Na prática, você deverá trocar o foco em gestão de resultados e concentrar em gestão dos processos e isso exigirá grande empenho e liderança. Para que isso funcione, será preciso esquematizar todos os fluxos de ações existentes e torná-los padrão. Isso tem o propósito de conquistar uma excelência na qualidade de seus produtos e serviços, pelo menor custo e com o mínimo de desperdício possível.


3. Desenvolvimento de equipes

Outro ponto fundamental para gerir esse novo cenário tange ao setor de Recursos Humanos. O time deverá inspirar toda a equipe e também os novos funcionários a pensar de forma mais autônoma, criativa e colaborativa. Além disso, no momento de pensar um verdadeiro time de trabalho, é preciso imaginar características pessoais complementares. É um mito pensar que o que é preciso para ter o melhor resultado é somente contar com as melhores pessoas. O essencial é possuir uma equipe que interaja entre si. Cada um possui a consciência de que o outro pode ajudá-lo no cotidiano, tornando, assim, o propósito maior.


4. Aprimoramento constante

A aplicação desse método reflete diretamente no aprimoramento constante. Afinal, esse é o principal intuito: identificar rapidamente o que não funciona e melhorá-lo. Essa busca é muito conhecida como “modelagem” pois, de modo ilustrativo, refere-se às técnicas de trabalhos artísticos de criar uma forma a partir de um material bruto, à medida que vai moldando.


O resultado disso é que uma empresa de produção enxuta torna-se capaz de trazer uma excelência muito competitiva. E o melhor: tudo isso é feito no dia-a-dia. Sem que se gaste horas planejando em um escritório o que os dirigentes acreditam que pode ser bom para a empresa e que na maioria das vezes, não funciona. Principalmente porque não necessariamente são os donos que estão lidando com os problemas diários.

Gostou? compartilhe!