
Diariamente estamos em processo de negociação, desde as mais simples até as mais complexas no ambiente de trabalho. Aperfeiçoar essa capacidade, pode trazer diversas vantagens. Já pensou em obter sucesso em negociações de forma intuitiva?
Negociar nada mais é do que se comunicar de forma efetiva para atingir um determinado objetivo. Por isso é importante ter sempre um objetivo estabelecido, desde o começo, assim saberá como direcionar a comunicação.
Técnicas de vendas podem ser aplicadas durante o processo, porém as vezes pode ser difícil lembra-las. Algumas pessoas “nascem” com certas habilidades de negociação e conseguem resultados brilhantes de forma natural. Mas você pode estudar algumas técnicas para aprimorar essas habilidades e desenvolver uma negociação intuitiva. Na publicação de hoje, separamos algumas dicas que vão te ajudar:
• Esteja preparado
Quanto mais informações obter da pessoa que deseja negociar, mais preparado estará durante este processo. Naturalmente você começa a imaginar hipóteses de objeções e analisar as possíveis formas de ultrapassar determinados empecilhos que surgirão.
• Seja paciente
Um dos principais motivos de não ter sucesso nas negociações, é justamente não ter paciência durante o processo. Quantas vezes você já parou, penso e concluiu que se tivesse agido com mais calma, teria conseguido fechar aquela venda?
Escute quem está do outro lado. As pessoas sentem necessidade de falar e quando você está disposto a ouvir, consegue informações valiosas e acima de tudo, conquista a confiança do outro. Além disso, você terá mais dificuldade em convencer quando tentar “impor” algo, e é justamente isso que parece quando falta paciência. Por isso pratique no seu dia a dia, seja com pessoas, afazeres ou em situações estressantes.
Ao ter paciência você aprenderá a deixar com que as pessoas falem e você escute. Aplicará muitas técnicas de negociação sem perceber, conseguindo mais sucesso ao negociar, já que aprenderá a deixar com que um determinado posicionamento esperado se desenvolva com o tempo.
• Venda sem vender
Uma das mais difíceis técnicas de negociação e deve ser treinada no dia a dia. Se baseia em despertar o interesse na pessoa pelo seu produto, sem sequer tê-lo mencionado. Assim, irá neutralizar as possíveis resistências, já que não está oferecendo diretamente nenhum produto, mas sim a pessoa que o deseja de você. Utilize técnicas de storytelling para adentrar nos assuntos, assim você não
irá agredir um ponto de vista ou crença da outra pessoa, pois apenas está contando algo que aconteceu e consequentemente, descobrirá o que ela pensa sobre o assunto e como proceder.
• Seja conduzido para negociação
Um dos princípios da negociação intuitiva, é que você seja conduzido para a negociação, sem se impor e esperar que a outra pessoa se submeta. Por exemplo, numa loja de artigos esportivos, você tenta vender uma bola de futebol, porém o cliente diz que não gosta do esporte.
Neste caso, certamente você pensaria ser uma venda perdida, principalmente se tentar impor sua opinião de que futebol é um esporte excelente e que ele precisa comprar a bola. Mesmo que o processo de compra não seja concluído, o ideal é contornar a situação. Utilize de outros argumentos, aceite o ponto de vista do cliente, mas cite sutilmente aquele caso do seu um amigo praticante do esporte que tem uma saúde incrível e em consulta com um médico, foi informado de que era justamente por jogar futebol com tamanha frequência.
Assim você passa de conduzido, para condutor e sem criar qualquer atrito, pelo contrário, o cliente lhe vê como alguém que compartilha e aceita do seu ponto de vista, sem imposições desagradáveis. Ele até pode sair da loja sem a bola de futebol, mas essa atitude abre portas para oferecer outros produtos que lhe podem oferecer diferentes benefícios.