
Conhecido como guru da gestão empresarial, Vicente Falconi tem em sua lista empresas como Gerdau, Ambev, Correios, Infraero, Ministérios, Governos Estaduais e Federal.
No Oriente, Falconi teve a oportunidade de conhecer várias universidades e indústrias, especialmente a Toyota. E encontrou a partir daí um segredo para alcançar a eficiência na gestão de qualquer negócio: a qualidade total. O poder global da indústria japonesa começava pelo incentivo ao alto nível de educação dos colaboradores. Independente do ofício exercido, todos operários eram estimulados a aprimorar seus conhecimentos. Somado a isso, os valores sociais cultivados no país eram bastante rígidos, baseados em:
disciplina;
hierarquia;
respeito às tradições.
A partir dessa experiência, Falconi ponderou sobre o sistema de gestão ideal para que as empresas brasileiras conseguissem melhorar de desempenho, e passou a rodar o país implementando o seu modelo. Quer descobrir o que Falconi tem a acrescentar ao seu negócio? Fique atento as dicas:
1. Pratique a humildade na liderança
O espírito de liderança muitas vezes não é entendido por aqueles que estão no comando das organizações. Ao contrário do que muitos possam imaginar, o verdadeiro líder não é aquele que apenas dá ordens, mas o que é humilde o suficiente para admitir que sempre é possível aprender mais.
Os gestores humildes têm a consciência de que esse conhecimento é fundamental para atingir melhores resultados, sabem o quão importante é o trabalho em grupo e que as metas não são batidas com talentos individuais, mas com os esforços da equipe.
2. Adote a política da meritocracia
A cultura da meritocracia diz respeito a escolha dos indivíduos certos para o ocupar as posições certas, ou seja, mais compatível com as respectivas habilidades.
É também uma maneira de promover aqueles que realmente merecem, reconhecer o bom desempenho de um colaborador para determinada função e conceder a ele a oportunidade de brilhar naquela posição.
Algumas funções são a chave para a harmonia do andamento de toda a atividade empresarial, e não seria prudente arriscá-las em mãos de quem não tem competência para assegurar as boas práticas e reproduzi-las.
O conceito pode ser aplicado por meio da metodologia 20-70-10:
Promoção de 20% dos funcionários de melhor desempenho;
Manutenção de 70% dos funcionários medianos;
Demissão de 10% dos piores funcionários.
3. Enxugue as hierarquias
O conceito de qualidade total e gestão eficiente não comporta um sistema de extrema burocracia e hierarquização. A empresa que contém um número elevado de chefes, tende a apresentar mais conflitos e perdem a agilidade nas tomadas de decisões.
No mundo empresarial moderno, inclusive, os ambientes de trabalho estão cada vez mais democratizados, escritórios sem paredes, onde todos compartilham os mesmos espaços e recursos.
Não são raras as histórias de empresas que pelo excesso de pessoas participando das decisões, acabaram sendo prejudicadas e atravessaram situações bem complicadas.
4. Priorize a educação
O fato do sucesso de uma empresa ou gestor ser medido através de resultados práticos alcançados talvez esconda um elemento fundamental para se alçar voo os maiores: a base educacional.
Nesse contexto, Falconi defende que a educação não apenas pode garantir o crescimento de qualidade da própria empresa, mas da vida social como um todo. Por essa razão, os empresários devem manter a preocupação de cumprir com essa responsabilidade.
É preciso adotar essa filosofia de incentivo aos estudos não só para os membros da sua equipe, mas investir em outras oportunidades para a sociedade. Afinal, no futuro ele poderão ser seus clientes ou parceiros.
5. Valorize as metodologias
A adoção de uma metodologia de gestão funciona como um roteiro para todas as operações que precisam ser cumpridas, o caminho que será percorrido a fim de se atingir as metas que foram traçadas na etapa de planejamento. Para Falconi, seja criada ou copiada, ter uma boa metodologia é uma condição imperiosa!
Isto posto, apesar da importância de se observar as especificidades do seu negócio, alguns métodos podem ser aprendidos de outras organizações, até mesmo dos seus concorrentes, e replicados de forma bem-sucedida no seu negócio, tais como:
Premiação dos funcionários pelo bom desempenho;
Enxugar o orçamento periodicamente;
Utilizar métricas para medir os resultados de cada ação, dentre outros.
Conhecer o trabalho de Vicente Falconi é uma experiência bastante enriquecedora, principalmente pelo fato de que suas práticas podem ser adotadas com sucesso em negócios de todos os gêneros e tamanhos. Portanto, aos que buscam inspiração e novas estratégias para otimizar a própria empresa, acompanhar os trabalhos do renomado profissional é uma atitude mais que urgente.
Gostou de conhecer a história de uma das lendas vivas da gestão empresarial?