
Objetivo de 10 entre 10 empresas, atingir o sucesso pode parecer algo complicado, mas não impossível de se alcançar. O primeiro passo é identificar e conquistar seu público alvo.Entenda que seu negócio gira em torno dele! Seu produto e serviço será criado com o objetivo de atingi-lo diretamente e a partir daí fazer com que esse público busque sua empresa.
Outro fator importante é saber divulga-lo, escolher quais os meios que trarão maior retorno e principalmente, fazer com que sua marca seja lembrada por seu cliente ao ponto de indica-la aos amigos, familiares e colegas de trabalho!
Listamos 10 para você colocar em prática o quanto antes!
1 – Leve a sério o que você faz
Impossível ser bem-sucedido em seu negócio, se nem você acredita no que vende ou no serviço que presta. A motivação do dono deve ser grande o bastante para contagiar os demais. É fundamental ter seriedade, garra e saber transmiti-la aos outros.
2 – Planejamento
Crie o hábito de escrever relatórios semanais com os dados mais marcantes do período, isso ajuda a traçar metas, corrigir erros e verificar o que já foi alcançado.
3 – Fique de olho no fluxo de caixa
Ele é o coração da empresa, o sucesso do seu negócio vai depender se você souber mantê-lo saudável, garantindo que as despesas não ultrapassem os lucros. Parece uma dica boba, mas é comum empresas irem à falência por falta de organização financeira.
4 – Foque no consumidor
Produtos e serviços devem estar alinhados com a expectativa dos clientes. Buscar qualidade, aperfeiçoamento e preço justo, não devem ser deixados em segundo plano. Lembre-se, são os clientes que vão decidir se sua empresa vai para glória ou para o buraco.
5 – Construa uma imagem positiva e confiável
As pessoas costumam associar marcas a quem está por trás delas, quem tem credibilidade, tem o poder de lançar tendências. Por isso, não transmita insegurança e mantenha uma postura assertiva com seus consumidores, parceiros e funcionários.
6 – Aposte em tecnologia
Tire vantagem dos avanços tecnológicos, fique atento e escolha as ferramentas adequadas para te ajudar.
7 – Invista em seus funcionários
Mais do que apostar em cursos e treinamentos, tenha uma gestão que motive seu time, baseado em liberdade e dialogo para que possam se expressar. Colaboradores desmotivados, além de ficarem ociosos, geram desperdício de tempo e matéria prima.
8 – Crie vantagem competitiva
Defina desde o início seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência e invista neles. Se pergunte o porquê as pessoas escolheriam seus produtos/serviços ao invés de optar pelos concorrentes? Quais aspectos positivos vão te diferenciar dos demais, melhor serviço, atendimento, garantia de prazos, preço?
9 - Aprenda a negociar
Praticamente todos os dias você vai precisar negociar, seja o preço com o cliente, parcerias, empréstimos e até mesmo com os funcionários.
10 – Limite suas atividades
A maioria dos empreendedores são multifuncionais, mas tome cuidado para não se sobrecarregar com tarefas simples que podem ser executadas por outros. Foque em questões importantes e delegue o restante.
Existem tantas outras dicas que vão ajudar sua empresa, basta manter o foco para alcançar o sucesso!